15 anos SBMCPE


A nossa Sociedade Brasileira de Medicina e Cirurgia Plástica Estética – SBMCPE está completando 15 anos. Somos uma sociedade ainda nova e, por isso mesmo, dinâmica, alinhada com os conceitos mais atuais e com muito espaço para crescer. Criada com o objetivo de congregar profissionais que se dedicam ao estudo e à prática das mais modernas técnicas empregadas nos tratamentos estéticos, sejam elas clínicas ou cirúrgicas, a SBMCPE tem, desde a sua Ata de Fundação, a marca da diversidade e do verdadeiro espírito científico, baseado no intercâmbio de experiências e na difusão dos conhecimentos.

Entre os médicos que participaram da fundação, tivemos desde cirurgiões plásticos com larga experiência até colegas jovens, porém ávidos por poder contribuir para o crescimento da especialidade, ao mesmo tempo em que buscavam aprimorar a própria formação profissional. Colegas de várias especialidades, como anestesistas, dermatologias, cirurgiões gerais e ginecologistas, também estiveram entre os fundadores, tendo em comum o interesse pela medicina e pela cirurgia estética.

É indiscutível que a valorização da imagem e a busca pelo ideal de beleza se tornaram, nas últimas décadas, muito mais do que uma simples questão de vaidade. Na verdade, na sociedade atual, a procura por uma aparência melhor, mais jovem e saudável, passou a ser uma necessidade para bem estar físico, emocional e social, e, portanto, uma condição essencial para a manutenção da auto-estima e da plena saúde.

O crescente investimento em pesquisas de técnicas e produtos voltados para a correção de deformidades estéticas, sejam congênitas ou adquiridas, é uma conseqüência natural desta realidade. E, na medicina contemporânea, é inevitável que os procedimentos estéticos, mais ou menos invasivos, ganhem relevância, pela demanda dos pacientes e pelo volume de conhecimentos que se acumulam nesta área.

Nada mais adequado, portanto, do que nos unirmos em uma sociedade dedicada a esta nova especialidade, ainda não formalmente reconhecida pelos órgãos oficiais em nosso meio, mas já praticada e consagrada em diversos outros países. A SBMCPE, como sociedade científica que é, tem procurado zelar pelo crescimento profissional dos seus membros e de todos os colegas que se interessem por esta área da medicina. Para tanto, promove, publicações, cursos, congressos e outros eventos, sempre com o objetivo de promover a difusão dos conhecimentos e a troca de experiências entre estes profissionais.

Não custa lembrar o real papel das “Sociedades Médicas” no exercício da profissão. As diferentes associações, que congregam médicos de diversas especialidades, são entidades privadas, criadas originalmente com o objetivo de promover avanços nos conhecimentos das respectivas áreas, através de um intercâmbio de experiências, especialmente com a organização de congressos, revistas e cursos. E é assim pretendemos continuar, priorizando sempre o desenvolvimento técnico e científico de todos os colegas que tiverem interesse em participar de nossos eventos, sejam membros ou não. Assim, esperamos estar contribuindo para o fortalecimento da especialidade e para um melhor atendimento aos pacientes.